Lançada oficialmente a 6ª edição da Tecnovitis
Nesta quarta-feira (29), ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, o lançamento da sexta edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para a Viticultura. O evento será de 3 a 6 de dezembro nas dependências do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, e é realizado a cada dois anos pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha.

Nesta quarta-feira (29), ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura o lançamento da sexta edição da Tecnovitis – Feira da Tecnologia para Viticultura e Fruticultura. Realizada a cada dois anos pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha, em 2025 o Hotel Villa Michelon será o cenário de 03 a 06 de dezembro, apresentando as mais recentes tecnologias, equipamentos e produtos voltados à viticultura e à fruticultura. A programação conta com palestras, demonstrações técnicas a campo e a 70ª Reunião da Câmara Nacional da Uva e do Vinho que será lançada em breve.
Para esta edição, cerca de 100 expositores já estão confirmados, e a organização estima receber aproximadamente 10 mil visitantes, inclusive do mercado internacional. A Tecnovitis busca estimular a modernização e mecanização dos processos, com foco na tecnologia, sustentabilidade e na excelência dos cultivos para as demandas e transformações do setor.
O presidente do Sindicato Rutal da Serra Gaúcha, Elson Schneider, ressaltou a relevância do evento para o desenvolvimento do setor. “A feira representa o segmento construída com vários mãos e instituições e como está evoluindo. Tenho que agradecer a todos nesse momento, patrocinadores, poder público, entidades, que fazem desta feira ser nacional. A gente sabe que para ter boa qualidade tem que investir na ponta, e precisa, cada vez mais, ter tecnologia, seja na aquisição de novos maquinários que auxiliam na produção, assim como, as análises do solo, entra a pesquisa, a extensão”.
Adeliano Cargnin, Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves e representante das entidades e instituições parceiras da Tecnovitis, refletiu sobre a abrangência de assuntos voltados a sustentabilidade.“Trabalhamos com muito carinho e esperamos que todos se sintam bem acolhidos. Algo que seja inovador para as suas vidas. Estamos sofrendo os efeitos da mudança climáticas. As soluções são complexas e sistêmicas, ou seja, todos tem que estar incluídos nesta situação, produtores, poder público, instituições, entidades. É momento de reflexão e mudança de chave para a sustentabilidade ativa”.
O Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Luis Carlos de Mari, evidenciou sobre o município projetar as tendências para o incremento da cadeia produtiva. “Bento Gonçalves é privilegiada de ter muitos programas e projetos para o nosso interior de fomentar e modernizar a produção, de investir no interior, para o bem-estar dos negócios e da qualidade dos produtos. A Tecnovitis vem somar e potencializar o cenário criando espaços diversos para a visibilidade de oportunidades de acordo com as demandas do mercado e dos novos desafios”.
O Vice-Prefeito Amarildo Lucatelli participou do evento de lançamento da 6ª Tecnovitis. Em seu pronunciamento, destacou a vocação do evento de valorizar o interior, o trabalho rural.“Sempre é bom inovar e a tecnologia também auxilia aos produtores e aos jovens a ficar no interior, a manter a tradição. E nós como Poder Público estamos presentes investindo com asfalto, com hroas máquina, iluminação de LED, dar atenção especial ao agricultor. A Feira é referência, onde promove a excelência do trabalho de nossos agricultores, de nosso polo, favorecendo as competências e dando visibilidade as novidades, serviços, produtos e trocas de conhecimentos. Com certeza, será um sucesso”. Texto: Prefeitura de Bento Gonçalves.

