Lançamento Oficial - Tecnovitis 2021

Nesta quinta-feira (18), ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, o lançamento da quarta edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para a Viticultura. O evento será de 1º a 3 de dezembro nas dependências do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, e é realizado a cada dois anos pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha.

Lançamento Oficial - Tecnovitis 2021

Nesta quinta-feira (18), ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, o lançamento da quarta edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para a Viticultura. O evento será de 1º a 3 de dezembro nas dependências do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, e é realizado a cada dois anos pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha.



A Tecnovitis reúne marcas nacionais, internacionais, exposição de máquinas, seminários semipresenciais e híbridos, audiência pública, oficina de drones, startups, entre outras novidades para o meio rural. Aproximadamente 80 expositores estão confirmados e a feira contará com a 56ª Reunião da Câmara Setorial Produtiva da Viticultura.



O presidente da Tecnovitis, Elson Schneider, ressaltou a necessidade do evento de promover os avanços para o setor. “As instituições perceberam o quanto é importante de ir ao encontro do setor, bem como também, as empresas que detém a tecnologia”, falou.



O chefe-geral da Embrapa - Uva e Vinho, representando as entidades parceiras da Tecnovitis, Adeliano Cargnin disse que “é um prazer estar aqui representando todas as entidades apoiadoras, todas as entidades que têm relação com o setor vitivinicultura. A Tecnovitis desde o seu início consolidou uma demanda. É nesse sentido que ela está consolidada na região para esse setor. A Embrapa é apoiadora do evento, não só desta quarta edição, mas já assumimos o compromisso para as próximas, pensando no futuro. Precisamos pensar nas próximas. A Tecnovitis é um local em que as empresas podem levar para o produtor suas tecnologias e conhecimento. É um evento para o nivelamento com o setor".



Luís Fernando Cavalheiro Pires, representando o sistema Farsul-RS, destacou que a Tecnovitis tem um trabalho de qualificação. A ideia do Senai é qualificar e preparar os produtores rurais para nossas tecnologias e os desafios. Estamos aqui no principal centro de produção de uva e vinho do Brasil. E a Serra Gaúcha é exemplo de empreendedorismo. A Tecnovitis é um orgulho para Bento, RS e o Brasil. Representa o que é melhor no que representa a uva e vinho do Brasil", disse.



O vereador Davi Da Rold salientou sobre a importância do evento. “A originalidade do cliente parte da produção da uva. É possível ter a originalidade do que os nossos imigrantes faziam, juntamente com as novas tecnologias e inovações. A própria tecnologia quando utilizada faz com que a produtividade seja maior, e que o turismo tenha valor agregado. E quando falamos de Tecnovitis falamos de inovação", salienta.



Para o secretário de desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli a tecnologia precisa estar aliada ao investimento no interior. “Nossa administração tem investido forte nas estradas rurais, com limpeza, patrolamento, roçada e com grandes investimentos. Saliento aqui o recurso aprovado para pavimentação do Vale Aurora, financiamento para maquinário do interior. Estamos investindo no agricultor e gerando condições para que os filhos permaneçam nas propriedades. E a Tecnovitis tem um papel importante nesta valorização do interior, pois se consolida como uma grande feira, que hoje ganha um número maior de expositores e os olhares do país”, disse.



O Prefeito Diogo Siqueira destacou que "a Tecnovitis é muito importante para Bento Gonçalves e para Serra Gaúcha. Ela movimenta o setor, apresenta tecnologias e oportunidades. Nosso Município é o maior produtor de vinho, conta com indústrias que investem na tecnologia, e precisamos estar pensando na frente, buscando desenvolvimento. Falamos muito do simples realizado com excelência. Precisamos cuidar e valorizar o interior e o agricultor. Precisamos mostrar nosso maior produto que é o vinho e fomentar o turismo. A Tecnovits proporciona esse debate, esse avanço. Parabéns e sucesso ao evento”.



A 4ª edição da Tecnovits tem a promoção e realização do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal, Emater/RS, Prefeitura de Bento Gonçalves, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Bento Gonçalves), Fetag-RS, Sindicato Empresarial da Gastronomia, Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH), Embrapa, Farsul, Senar, Sebrae – e Sociedade 8 da Graciema.



Confira a programação do evento no link abaixo:



https://www.tecnovitis.com.br/programacao





Serviço



TECNOVITIS 2021

Data: 01 a 03 de dezembro de 2021

Horário: 10:00 às 18:00

Patrocinadores: Diamante - Sicredi // Ouro - Senar RS // Bronze - Suvalan e Tecnovin.

Local: Comunidade 8 da Graciema - Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS

Para mais informações

Fone: (54) 37022217

E-mail: contato@tecnovitis.com.br

https://www.tecnovitis.com.br/



Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento



Foto: José Martim Estefanon